SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (CO9)

Autores: 

Nedir Soares (Escola Estadual João Feliciano), Verónica Marcela Guridi (Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades)

Palavras-chave: 

Ensino de astronomia, aprendizagem significativa, sequência didática, organizador prévio

O objetivo desse trabalho foi elaborar e avaliar uma sequência didática visando a aprendizagem significativa de conceitos básicos do ciclo de vida das estrelas. A sequência didática elaborada contém quatro situações de aprendizagem, com diferentes recursos didáticos e que mobilizam diversas competências dos alunos, sendo que na primeira situação de aprendizagem é utilizado um organizador prévio como um recurso facilitador. A sequência didática foi elaborada e avaliada tomando como base a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A hipótese levantada pelo pesquisador foi que as informações oriundas dos meios de comunicação sobre as estrelas formariam na estrutura cognitiva dos educandos subsunçores que iriam influenciar o aprendizado. A sequência didática elaborada foi aplicada a uma turma de alunos do sétimo ano, antiga sexta série, do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que fica localizada na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. A avaliação da aprendizagem dos alunos durante a aplicação da sequência foi realizada por meio de quatro avaliações, que buscaram detectar o processo de aprendizagem desenvolvida durante e depois da realização da sequência didática. Nas avaliações eram analisados os principais conceitos (ciclo de vida das estrelas, o formato das estrelas, a relação entre cor e temperatura, o conceito de nebulosa e o conceito de galáxia). Essas avaliações e a sequência didática foram aplicadas no período de aula com o apoio da professora de ciências da sala. Ao analisar os dados desse trabalho notou-se que a sequência didática elaborada promoveu uma aprendizagem significativa na maior parte dos educandos. Também foi observado que o processo de ensino e aprendizagem foi divertido e agradável tanto para o educador, quanto para o educando.
 

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCO9.pdf

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