SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA


ISAAC E ALBERT PERDIDOS NO ESPAÇO: UM TEXTO FICCIONAL PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE MECÂNICA BÁSICA (CO30)

Autores: 

Luciano Adley Costa Castro (Instituto Federal Norte de Minas Gerais/IFNMG), (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/IFUSP)

Palavras-chave: 

Narrativa Ficcional; Ensino de Astronomia.

As narrativas ficcionais têm sido apontadas como um importante recurso didático para o ensino de ciências. Entretanto, em nossos cursos universitários de física básica, tal recurso é ainda muitíssimo pouco explorado. No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de texto narrativo ficcional para o ensino de conceitos de astronomia como parte integrante de um curso de mecânica básica. Para produzi-lo, empregou-se a proposta de estruturação de Labov, constituída de seis elementos estruturadores da narrativa, assim como elementos da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Nossos primeiros resultados qualitativos, em concordância com o que se encontra na literatura correlata, confirmam a potencialidade desse recurso.

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCO30.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software