SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA


ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO DA ATIVIDADE BIG BANG BRASIL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PARA LEVAR A HISTÓRIA DA COSMOLOGIA ÀS ESCOLAS (CO18)

Autores: 

Tiago Nadim Ginebro (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Física), Paulo Sergio Bretones (Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Metodologia de Ensino)

Palavras-chave: 

Cosmologia, História da Ciência, Teatro Científico

A contextualização histórica do desenvolvimento científico com suas controvérsias e quebras de paradigmas estão entre os principais objetivos do ensino de ciências. Em 2008 foi criado o Grupo de Teatro Atuando em Psi (GTpsi), por alunos dos cursos de Física da USP e da UFSCar, com o intuito de retratar de maneira irreverente a ciência como uma atividade humana. Em 2010 o grupo conheceu o roteiro da peça “Big Bang Brasil”, uma paródia de um reality show, na qual grandes nomes da Cosmologia estão confinados em uma casa disputando um prêmio dado a quem melhor modelar o surgimento do Universo. O roteiro foi adaptado e encenado em algumas instituições de ensino. Este trabalho busca analisar o interesse de alunos, seus professores e o envolvimento dos atores, futuros professores, em tais eventos por meio de registros, fotos e atas das reuniões do grupo onde constam as preparações das peças. Por meio dessa avaliação, o grupo pretende retornar às escolas fazendo da peça uma ferramenta de ensino para alunos e professores. O desafio é aumentar a participação da plateia e avaliar como ela compreende a evolução histórica da Cosmologia por meio desta atividade.
 

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2012_TCO18.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software