SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CARAVANA ASTRONÔMICA NO MUNICÍPIO DE GUANHÃES, MINAS GERAIS, BRASIL, POR MEIO DE PMM (CP50)

Autores: 

Ana Cristina Sanches Diniz(PUC Minas / Setor de Educação do Museu PUC Minas e GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofísica PUC Minas), Peter Leroy Faria(PUC Minas / Departamento de Física e GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofísica PUC Minas), Jesica Alves Leite Dutra(PUC Minas / GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofísica PUC Minas)

Palavras-chave: 

divulgação da Astronomia, avaliação, aprendizagem, PMM

A Astronomia é e sempre foi motivo de fascínio e curiosidade em crianças e adultos. Iniciativas não formais como exposições interativas, observações astronômicas e planetários, contribuem para a difusão da Astronomia para a população em geral, além de auxiliar a comunidade escolar, em especial os professores, em sua tarefa de ensinar Astronomia, a qual eles nem sempre estão preparados. É indiscutível a importância e a necessidade de avaliação do processo de aprendizagem decorrente de ações não formais, visando o seu desenvolvimento e aprimoramento contínuo. O presente trabalho apresenta resultados preliminares da avaliação da aprendizagem na “Caravana Astronômica”, realizada em Guanhães, Minas Gerais, Brasil, em maio de 2011. Este evento de difusão da Astronomia acontece desde 2010, em cidades do interior de Minas Gerais e é realizado pelo GAIA – Grupo de Astronomia e Astrofísica PUC Minas e CEICE – Centro de Ensino Interativo de Ciências “Experimentário”, com recursos do CNPQ e Fapemig. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica PMM (Personal Meaning Mapping), instrumento de mapeamento de conceito, baseado em teorias construtivistas de aprendizagem (Falk e Storksdieck, 2005). Em uma análise preliminar dos mapas de conceitos, é possível perceber que ocorre aprendizagem durante todas as ações promovidas na Caravana Astronômica, pois, apesar da técnica ter sido aplicada antes e após as sessões nos planetários, os conceitos e palavras escritos pelos alunos não só se referem aos temas abordados nos planetários, como também aos assuntos das palestras, observações, oficinas e teatro com os quais eles tiveram contato durante o evento. A técnica PMM foi aplicada em um grupo aleatório de alunos, de cada escola que participou do evento. Ao todo foram quatro escolas, 776 alunos e 78 mapas construídos (10% do total de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental).

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2011_TCP50.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software