SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

RELATOS DA DISCIPLINA “INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E A ASTROFÍSICA” DO CURSO DE FÍSICA – LICENCIATURA E DISTÂNCIA DA UNIFEI – MG (CP33)

Autores: 

Thiago C. Caetano (UNIFEI) e Gabriel Hickel (UNIFEI)

Palavras-chave: 

Ensino de Astronomia, Formação de Professores, Educação a Distância

A partir de 2005, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal de Itajubá – MG passou a oferecer o curso de Física – Licenciatura a Distância em cinco cidades da região, próximas a universidade: Alterosa, Bicas, Boa Esperança, Cambuí e Itamonte. Nesse trabalho apresentamos uma das disciplinas do curso, a “Introdução à Astronomia e à Astrofísica – AST088”. Desde 2007, quando foi oferecida pela primeira vez, essa é a disciplina do curso pela qual os alunos têm demonstrado maior interesse, tendo-se mantido o número de inscrições mais ou menos constante, em torno de oitenta alunos por período. Isso representa cerca de cinquenta por cento do total de alunos do curso de Física – Licenciatura (EaD) e revela o grande potencial da disciplina como um meio de promover a discussão, a reflexão e a produção, voltadas para o conteúdo de Física e para a prática pedagógica dos futuros professores.

Nesse trabalho procuramos dar uma ideia geral do que é a disciplina AST088. É feita uma breve descrição do programa da disciplina comentando-se aspectos relevantes relacionados à adaptação do conteúdo à modalidade EaD. Discutimos as novas possibilidades criadas para o ensino de Astronomia com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Em particular, fazemos uma análise de como e do quanto essas possibilidades são aproveitadas na disciplina. Dessa forma, estabelece-se um quadro de perspectivas fundamental para que sejam feitas as modificações necessárias no conteúdo e na estrutura do curso. Um elemento primordial nessa análise é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma vez que todo o conteúdo e a estrutura da disciplina estão atrelados a ele. Ademais, há algo essencial que está definido implicitamente no AVA, ao menos parcialmente: a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo, ao apresentarmos o programa da disciplina, tentamos relacionar cada conteúdo ao tipo de material didático que foi utilizado – hipermídias, textos tradicionais, jogos, simulações, programas, vídeos – e à organização desse material dentro do AVA, de forma a fornecer uma ideia contextualizada da apresentação da disciplina. Até o momento, o que se pode perceber é que existem restrições à comunicação (síncrona e assíncrona) pelas ferramentas empregadas no curso, o que nos levou a utilização de programas (gratuitos) bem familiares como o MSN e Skype.

Descrevemos o sistema avaliativo da disciplina que é constituído de atividades presenciais e não presenciais. As avaliações presenciais constituem-se de avaliações tradicionais, normalmente aplicadas aos alunos nos pólos duas vezes durante o semestre. As avaliações não presenciais ocorrem dentro do ambiente virtual. Nesse contexto, ressaltamos a importância de algumas das ferramentas disponíveis no AVA, como as ferramentas “Acessos” e “Intermap” do sistema TelEduc, por exemplo. Essas ferramentas permitem acompanhar a “movimentação” de cada aluno dentro do ambiente, apresentando, por exemplo, informações sobre os recursos acessados e sobre a interação com os colegas. Através dessas ferramentas pudemos verificar que os alunos têm acessado o curso com boa frequência, isto é, pelo menos uma vez a cada dois dias. É considerado bom, pois as aulas são disponibilizadas semanalmente. Também foi possível verificar que existe um nível satisfatório de interação entre os alunos, que supera o nível observado nas demais disciplinas do curso de Física – Licenciatura (EaD).

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2011_TCP33.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software