SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

MARTE: UMA NOVA FORMA DE APRENDER (CP20)

Autores: 

Kátia Regina Varela Roa (E.E. PROF. MARIO MANOEL DANTAS DE AQUINO), Adriana Gonçalves Henrique (EMEF NILCE CRUZ FIQUEREIDO), Angelita Das Dores de Lima e Silva (EMEF CARLOS CHAGAS), Mirian Alves Dias Santana (E.E. DOM MIGUEL ), Marcio Alves da Silva (E.E. DOM MIGUEL) e Sandra Regina Reis dos Santos Mansano (E.E. LUIZA HIDAKA)

Palavras-chave: 

Ensino de Astronomia

A partir do curso de Especialização em Ensino de Astronomia – EACH - USP, elaboramos uma atividade para trabalhar reportagens de caráter científico da revista Scientific American com alunos do ensino fundamental II e médio. Inicialmente a atividade com os alunos foi realizada pela leitura de imagem para resolução de uma situação problema. Na categoria situação-problema entendemos que os desafios possuem o sentido destacado por Gil Pérez e Carvalho (1995, p. 93), como “[...] aquelas situações que apresentam dificuldades para as quais não há soluções prontas”. Dessa forma, ao apresentar a questão “Que local está sendo apresentado nestas fotos?” espera-se que os alunos organizados em grupos possam de forma colaborativa apresentar soluções ao problema proposto expressando a linha de raciocínio desenvolvida.

Após o levantamento das hipóteses a essa situação problema, foi proposta uma segunda situação: “Como são tiradas fotos em outros planetas?”. Essas duas situações problemas levaram os alunos a pesquisar sobre Marte em artigos científicos. O resultado deste estudo foi à produção de histórias em quadrinhos que retratam as principais características do planeta.

Durante o desenvolvimento da atividade foram trabalhadas algumas habilidades e competências (Proposta Curricular de Física Estado de São Paulo) tais como: desenvolver a norma culta da língua portuguesa com uso de linguagens científicas; construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para compreensão de fenômenos naturais; selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados de pesquisa e informações de diferentes fontes; compreender a Ciência presente nos equipamentos espaciais e o uso de sua tecnologia no cotidiano.

De maneira geral, a partir da aplicação dessa atividade procuramos promover um estudo junto aos alunos dos seguintes assuntos relacionados a Marte: missões espaciais, composição do planeta e a atmosfera, período de rotação e translação, temperatura do ambiente, presença de água no planeta, possibilidade da existência de vida no planeta e as luas do planeta.

Trabalhar com revistas de gênero textual apresentado na Scientific Americam no Ensino médio e fundamental II é muito difícil, pois trás uma linguagem muito técnica, para trabalhar com os alunos desse nível educacional, desenvolvemos essa atividade e trabalhamos o tema da reportagem que comentava pesquisas espaciais a Marte em busca de água.

Com esse projeto queremos demonstrar que há uma grande possibilidade de trabalho em sala de aula, com revistas que tragam assuntos de astronomia numa linguagem técnica e científica, pois o nosso aluno da escola pública precisa ser inserido nesse mundo cientifico de forma diferenciada, mas com um trabalho de qualidade, pois acreditamos no potencial de nosso educando.

Concluímos que quando o professor trabalha de forma diferenciada os artigos científicos os alunos absorvem muito mais as informações que estão registradas nas revistas científicas, pois essas revistas são instrumentos fundamentais de apoio pedagógico para o professor.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software