SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA


PROJETO ITINERANTE DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA (CP16)

Autores: 

Tereza Cristina Santos Torres (Universidade Estadual de Feira de Santana), Marildo Geraldête Pereira (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), José Carlos Silva dos Santos (bservatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), Paulo Cezar Rocha Poppe (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), Vera Aparecida Fernandes Martin (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia), Isabel de Jesus Lima (Universidade Estadual de Feira de Santana), Aysses do Carmo Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana, Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia) Flávio Silva de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Círia Lima Dias (Universidade Estadual de Feira de Santana), Otávio Oliveira Santos (Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia).

Palavras-chave: 

Astronomia, itinerância, Popularização de Ciência, Ensino de Ciências

Os Museus de Ciências se encontram em quase sua totalidade nos grandes centros. Isto ocorre devido a maioria dos museus de ciência pertencer às universidades (GASPAR, 1993). Dessa forma, a população do interior fica com pouco acesso a estas instituições e se torna de fundamental importância oportunizá-la. Uma forma de inclusão científica são os museus de ciências itinerantes. Estes promovem o acesso aos diversos conhecimentos do campo do saber, e desperta nos jovens o interesse na carreira científica. (Ferreira, Soares e Oliveira, 2007).

Existem no Brasil algumas instituições que realizam atividade que possuem esta natureza, tais como o Caminhão com Ciência da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos (Museu da Vida/COC/FIOCRUZ); Ciência Móvel (Espaço Ciência/Sec. C&T e Meio Ambiente PE); Ciência na Estrada (Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/FIOCRUZ); Ciência para Poetas Na Escola (Casa da Ciência/UFRJ); PROMUSIT (PUCRS).

Desde o ano de 2003, o Observatório Astronômico Antares, atualmente elevado ao status de Museu Antares de C&T, iniciou um conjunto de atividades com intuito de promover e difundir as ciências no estado da Bahia. O projeto inicial tem como carro chefe a Astronomia, utilizando sua atratividade e interdisciplinaridade para promover outras ciências. Esta vertente do projeto atua em escolas e locais públicos.

O principal resultado advindo deste trabalho é o efeito motivador observado nas escolas onde o projeto atuou. É oportuno destacar o envolvimento de estudantes de projetos de extensão e iniciação científica no projeto, fazendo com que os mesmos tenham contato com a realidade do ensino de astronomia.

O projeto do Planetário Itinerante se apresentou em cerca de vinte cidades, sendo o público atendido composto por estudantes de todos os níveis e público em geral. O planetário mostra um ambiente favorável para o ensino de vários conceitos de física, geografia e matemática. Com estas ações, parte da população afastada dos instrumentos públicos dos grandes centros, tem oportunidade de se envolver em um ambiente de ensino e divulgação de ciências intrigante e motivador.

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2011_TCP16.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software