SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

A ASTRONOMIA EM EXAMES VESTIBULARES E NO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES QUANTO À TEMÁTICA E A PROBLEMATIZAÇÃO (CO2)

Autores: 

Andreza Concheti (USP/ Mestranda em Ensino de Ciências), Valéria Martins (USP/ Mestranda em Ensino de Ciências), Alessandro Garcia (USP/Licenciatura em Física), Thiago de Souza (USP/Licenciatura em Física), Cristina Leite (USP/IFUSP)

Palavras-chave: 

vestibulares, PCN+, temas de astronomia

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002) destacam a importância da Astronomia na educação básica. É possível perceber sua presença nos currículos escolares, livros didáticos e exames vestibulares, e por isso, é importante um olhar mais atento para esses meios para entender como a questão é abordada através deles. Na presente pesquisa, nos detivemos a observar os exercícios de dois vestibulares (FUVEST e UNICAMP) e também do ENEM, desde 1998 até 2010, tentando mapear os temas de Astronomia contidos neles e a natureza da presença destes temas. Classificamos as questões de acordo com a presença de conteúdos de Astronomia, ou seja, aquelas centradas no seu conhecimento (sendo este conhecimento necessário para responder a questão) e quanto a presença de contextos utilizando a Astronomia, ou seja, questões que utilizam exemplos e conceitos dela para questionar a respeito de outros conceitos (não sendo necessário um conhecimento de Astronomia para resolver a questão). Para essas duas categorias foram analisadas os temas que elas abrangiam baseando-se no tema estruturador do PCN+ (Universo, Terra e Vida). Os resultados indicam que no exame da UNICAMP a quantidade de questões que tratam da Astronomia em contexto é maior que aquelas que a apresentam como conteúdo, ao contrário do que é observado no exame da FUVEST e no ENEM. Nos dois vestibulares, o tema mais frequente é o que trata das relações entre a Terra e o Sistema Solar, focando nas interações gravitacionais; o que evidencia uma tendência destes vestibulares em tratar os conteúdos relativos à Gravitação em detrimento aos demais temas da Astronomia. Em contrapartida, o ENEM apresentou questões mais distribuídas em relação aos temas. Dessa forma, nossos resultados parecem mostrar que a presença das questões de Astronomia nesses exames ainda é pequena, e nos vestibulares, concentra-se no tema de gravitação, característica também comum na escola média.

Arquivo do Trabalho: 

application/pdf iconSNEA2011_TCO2.pdf

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